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Temperatura de Cor e o Balanço de Branco

A cor de um objeto é afetada pelas condições de iluminação, as fontes luminosas tem características diferentes. Se não calibrarmos corretamente o Balanço de Branco na nossa câmera, teremos fotos com predominância de laranja ou azul, ainda que, no momento da foto a cena a ser fotografada aparentasse como normal para os nossos olhos.  

Isso ocorre porque, ao olharmos para um objeto, nossos olhos e nosso cérebro compensam as diferentes temperaturas de cor da luz, fazendo que um objeto branco pareça branco, não importando a fonte de luz: solar, tungstênio, céu nublado ou em um ambiente fechado. Então, sempre veremos cores normais.

 

As câmeras fotográficas não conseguem compensar automaticamente as diferentes temperaturas de cor. Para conseguirmos cores precisas nas fotos, é necessário calibrar a câmera de acordo com o tipo de luz ambiente. Essa calibração é feita através do balanço de branco (WB - White Balance).


Temperatura de cor

  

A temperatura de cor é medida em unidades de Kelvin (K) e é uma propriedade física da luz. As diferentes variações da luz solar também representam diferentes temperaturas de cor. A luz ao amanhecer tem uma temperatura de cor diferente da luz do meio-dia, assim como a luz do entardecer, que também apresenta uma temperatura de cor diferente.


Balanço de branco na câmera

Na câmera, o balanço de branco equilibra a temperatura de cor na imagem.Através do balanço de branco selecionado na configuração da câmera, ela irá adicionar uma cor oposta à imagem, neutralizando a interferência da fonte de luz.

Balanço de branco automático (AWB)

As câmeras possuem uma opção de balanço de branco automatizado. Nesse modo, a câmera irá escolher um de seus presets (predefinições), com base na leitura da luz ambiente.

Em algumas situações o ajuste automático costuma errar, então devemos agir de forma manual.

Usando as predefinições

A maioria das câmeras utilizam ícones que representam as diversas medidas em Kelvin:

 Automático - A câmera determina o melhor valor de acordo com a luz ambiente.

Luz do dia - Utilizado para fotografia ao ar livre.

Sombra (casa com uma sombra) - Mais quente do que nublado, adicionando cores laranja para a fotografia. Também pode ser usado para pôr-do-sol.

Nublado - Usado em dias nublados. Produz imagens mais quentes, eliminando o azul excessivo próprio dos dias nublados.

Tungstênio - Para fotos sob lâmpadas de tungstênio em ambientes internos. Elimina o excesso de amarelo causado por essas lâmpadas.

Fluorescente - Deve ser ajustado para fotos em ambientes iluminados por esse tipo de lâmpada. Diminui a tonalidade azulada causada por esse tipo de lâmpada.

Flash - Usado para a utilização de flash.

Personalizado ou modo manual - O balanço de branco é obtido apontando-se a câmera para um objeto branco contido na cena. Cada câmera possui seu próprio método. Consulte o manual.

K (Temperatura de cor) - Algumas câmeras permitem alterar manualmente o valor Kelvin de 2.500 até 10.000.

 

Outras maneiras de usar o balanço de branco

Podemos resfriar ou aquecer propositadamente as cores da imagem utilizando um balanço de branco errado.Exemplo: fotografar o por de sol com um balanço mais frio, como nublado, sombra ou um valor elevado de K, irá destacar os tons vermelhos e alaranjados da foto.

RAW

Fotografando em RAW (formato bruto), podemos ajustar o balanço de branco na edição.


Fotografias e ilustrações: Eduardo BernardesParte do material áudio visual do Curso Básico de Fotografia.


Eduardo Bernardes

Fotógrafo, Professor de Fotografia, Editor - Campinas, SP


Sempre estive envolvido com artes visuais. Comecei a desenhar quando ainda era criança e mais tarde, na faculdade, fui trabalhar em uma agência de propaganda.


Nutria grande interesse pela fotografia a ponto de transformar parte do meu apartamento em laboratório fotográfico.


Gostava de tudo, desde o click até a revelação e ampliação da imagem. Era fascinante ver a imagem surgir no papel fotográfico. Mágico!

O contato com outros fotógrafos e artistas, em geral, proporcionou uma visão mais elaborada e criativa, tendo como base uma estética fundamentada no comportamento humano e toda influência do seu entorno.

​Hoje, na era digital, a fotografia continua me proporcionando enorme prazer! A única diferença passou a ser o laboratório digital com novos e abrangentes recursos oferecidos por fantásticos softwares de edição.

Obrigado pela visita.




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