Diferenças entre câmeras mirrorless (sem espelho) e DSLR

As câmeras fotográficas, sejam elas compactas, sem espelho (mirrorless) ou câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex ), produzem fotos da mesma forma. A principal diferença está na maneira como visualizamos na câmera a imagem que pretendemos fotografar.

DSLR significa: Digital Single Lens Reflex ou, traduzindo de maneira simples, é uma câmera digital que usa lentes intercâmbiáveis e possui um jogo de espelhos para que a imagem chegue até o viewfinder (visor óptico). A luz que entra pela objetiva (lentes) é desviada por um espelho móvel, em direção a um pentaprisma e refletida através do visor óptico.

Animação mostrando como a luz passa pela lente até chegar ao visor e também no momento do disparo quando atinge o sensor.

Mirrorless: traduzindo para o português singnifica "sem espelho", e são câmeras onde a luz atinge diretamente o sensor após passarem pela objetiva. Não há espelhos no caminho e a imagem pode ser vista por um visor ou pela tela da câmera (LCD).

Os telefones celulares são um exemplo de câmera sem espelho só que com sensores muito pequenos que comprometem a qualidade da imagem. As mirrorless, ou câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho, utilizam os mesmos sensores das DSLR.