Qual modelo de câmera é mais indicada para fazer o curso de fotografia?

April 30, 2018

Se você possui uma câmera DSLR está super apto a fazer o curso. Isso também vale para quem tem uma mirroless. Ambos os modelos permitem troca de lentes e ajustes manuais.

Clique aqui se quiser saber mais sobre modelos de câmeras

 

Agora, se você tem uma compacta avançada, mais conhecida por superzoom, prosumer ou bridge, também pode fazer o curso.

Estes modelos de câmeras não trocam a lente mas possuem algumas opções que são encontradas em câmeras DSLR, permitindo ajustes manuais.

Verifique se a sua câmera possui um seletor de modos parecido com a imagem abaixo.

 

 

Se ela tiver esse disco de seleção de modos,  com as letras P, S, A, M ou P, Tv, Av, M, com certeza é uma compacta avançada.
 

Com ela é possível aprender a fotometrar.
Dá para entender ISO, diafragma, velocidade do obturador, compensação de exposição e balanço de branco. Alguns modelos permitem captura de imagem em RAW (formato de arquivo encontrado nas câmeras semi-profissionais e profissionais).

Claro, possuem algumas limitações se comparadas aos modelos DSLR ou mirrorless, mas o tripé da fotografia é igual em todas as câmeras (ISO, velocidade do obturador e diafragma).

Com interesse e acompanhando o material que é fornecido em PDF, eu já tive diversos alunos que fizeram o curso com esse tipo de câmera. 
Normalmente, depois de aprender fotografia, o aluno opta em adquirir uma  câmera DSLR.

Acompanhar o curso, dedicar algum tempo para praticar, familiarizar-se com os comandos e menus da câmera é o que fará diferença. Isso vale para quem tiver qualquer modelo de câmera.

Eduardo Bernardes
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A tão falada Regra dos Terços

January 9, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes

July 30, 2017