Pontos de foco

July 30, 2017

Foco Manual

 
Existe um botão nas lentes onde selecionamos o modo de focagem MF (manual focus) ou AF (auto focus). Em alguns equipamentos pode ocorrer do botão estar no corpo da câmera próximo ao encaixe da lente.
No modo MF o foco é feito girando o anel de foco da lente enquanto acompanhamos no visor quando o assunto entra em foco.
A localização do anel de foco varia conforme a marca e modelo da lente.

Imagem acima: botão de seleção do modo de focagem localizado na objetiva.

 

Foco Automático


Quando selecionamos o foco automático (AF), a câmera apresenta no visor marcações como as da figura abaixo, que são os pontos de foco.  Há muitas variações em relação a formatos e quantidades dos pontos. Isso depende do modelo da câmera.

Imagem acima: seleção dos pontos de foco no modo automático.

 

Onde focar


Usando os pontos de autofoco da câmera no modo automático, deixamos a responsabilidade do foco para a câmera, o que é um grave erro pois essa é uma decisão plena do fotógrafo.
A câmera não tem cérebro, trata-se de um aparato tecnológico incapaz de decidir o que é mais importante na foto.
Ao colocarmos os pontos de foco no automático corremos sérios riscos de termos a imagem desfocada. O foco é feito através de contraste na imagem, a câmera fica "confusa" quando o contraste é elevado.

Imagem acima: quando os pontos de foco estão selecionados no modo automático, a câmera ilumina os pontos onde o contraste é mais intenso, errando o alvo do foco.

 

Focar e corrigir o enquadramento

 

Usando os pontos de autofoco no modo manual indicamos mais precisamente onde queremos o foco do assunto, como se fosse uma mira.
Defina onde será o foco, por exemplo nos olhos da pessoa que está sendo fotografada, com o ponto de foco central selecionado coloque-o sobre o olho da pessoa.
Pressione o botão disparador até a metade para a câmera fazer o foco, aguarde a confirmação (aviso sonoro e ponto de autofoco piscando), continue mantendo o botão do disparador pressionado para travar o foco, corrija o enquadramento e clique.

 Imagem acima: pontos de foco no modo manual e seleção do ponto central.

 Imagem acima: correção do enquadramento antes do clique final.

 

Escolher o melhor ponto e focar


Essa é uma maneira bem mais precisa. Basta escolher o ponto mais próximo de onde queremos o foco, apertar o botão até o meio, aguardar a confirmação do foco e clicar.

Imagem acima: seleção dos pontos de foco no modo manual com o ponto localizado sobre o olho selecionado.

 

Fotografias e ilustrações: Eduardo Bernardes
Parte do material áudio visual do curso básico de fotografia. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

A tão falada Regra dos Terços

January 9, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes