A tão falada Regra dos Terços


A Regra dos Terços é um dos princípios fundamentais de composição na fotografia. É uma maneira simples para deixarmos a foto com uma composição mais agradável e equilibrada, com os elementos importantes fora do centro da imagem. O objeto principal da fotografia NÂO precisa estar no centro, mas sim em uma posição mais forte visualmente.

A Regra dos Terços consiste em traçar duas linhas imaginárias horizontais e duas verticais sobre a foto. O cruzamento das linhas irá dividir a imagem em 3 partes horizontais, (terços horizontais), e 3 partes verticais, (terços verticais), totalizando 9 partes iguais.

As linhas servirão como guia para o enquadramento da foto. Vale lembrar que, a maioria das câmeras atuais oferece a opção das linhas da Regra dos Terços. Na tradução para o português este recurso costuma aparecer no menu como "grelha", podendo ser ativado ou não.

Exemplo: se o céu estiver mais interessante do que o solo/mar, posicione-o na linha horizontal inferior.Dessa forma teremos 2/3 da imagem para o céu