top of page

Pontos de foco


Foco Manual

Existe um botão nas lentes onde selecionamos o modo de focagem MF (manual focus) ou AF (auto focus). Em alguns equipamentos pode ocorrer do botão estar no corpo da câmera próximo ao encaixe da lente. No modo MF o foco é feito girando o anel de foco da lente enquanto acompanhamos no visor quando o assunto entra em foco. A localização do anel de foco varia conforme a marca e modelo da lente.

Botão de seleção do modo de focagem.

Imagem acima: botão de seleção do modo de focagem localizado na objetiva.

Foco Automático

Quando selecionamos o foco automático (AF), a câmera apresenta no visor marcações como as da figura abaixo, que são os pontos de foco. Há muitas variações em relação a formatos e quantidades dos pontos. Isso depende do modelo da câmera.

Pontos de foco (modo automático).

Imagem acima: seleção dos pontos de foco no modo automático.

Onde focar

Usando os pontos de autofoco da câmera no modo automático, deixamos a responsabilidade do foco para a câmera, o que é um grave erro pois essa é uma decisão plena do fotógrafo. A câmera não tem cérebro, trata-se de um aparato tecnológico incapaz de decidir o que é mais importante na foto. Ao colocarmos os pontos de foco no automático corremos sérios riscos de termos a imagem desfocada. O foco é feito através de contraste na imagem, a câmera fica "confusa" quando o contraste é elevado.

Foco perdido, pontos de foco no modo automático.

Imagem acima: quando os pontos de foco estão selecionados no modo automático, a câmera ilumina os pontos onde o contraste é mais intenso, errando o alvo do foco.

Focar e corrigir o enquadramento

Usando os pontos de autofoco no modo manual indicamos mais precisamente onde queremos o foco do assunto, como se fosse uma mira. Defina onde será o foco, por exemplo nos olhos da pessoa que está sendo fotografada, com o ponto de foco central selecionado coloque-o sobre o olho da pessoa. Pressione o botão disparador até a metade para a câmera fazer o foco, aguarde a confirmação (aviso sonoro e ponto de autofoco piscando), continue mantendo o botão do disparador pressionado para travar o foco, corrija o enquadramento e clique.

Pontos de foco no modo manual com seleção de ponto no centro.

Imagem acima: pontos de foco no modo manual e seleção do ponto central.

Antes do clique, o enquadramento é corrigido.

Imagem acima: correção do enquadramento antes do clique final.

Escolher o melhor ponto e focar

Essa é uma maneira bem mais precisa. Basta escolher o ponto mais próximo de onde queremos o foco, apertar o botão até o meio, aguardar a confirmação do foco e clicar.

Seleção dos pontos de foco no modo manual com o ponto localizado sobre o olho selecionado.

Imagem acima: seleção dos pontos de foco no modo manual com o ponto localizado sobre o olho selecionado.

Fotografias e ilustrações: Eduardo Bernardes Parte do material áudio visual do curso básico de fotografia.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • 500px-614x460
  • Blogger Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Basic Black
Camera_minha07.jpg
bottom of page