top of page

Balanço de branco - WB


A cor de um objeto é afetada pelas condições de iluminação, as fontes luminosas tem características diferentes. Se não calibrarmos corretamente o Balanço de Branco na nossa câmera, teremos fotos com predominância de laranja ou azul, ainda que, no momento da foto a cena a ser fotografada parecia normal para os nossos olhos.

Isso ocorre porque, ao olharmos para um objeto, nossos olhos e nosso cérebro compensam as diferentes temperaturas de cor da luz, fazendo que um objeto branco pareça branco, não importando a fonte de luz: solar, tungstênio, céu nublado ou em um ambiente fechado. Então, sempre veremos cores normais.

As câmeras fotográficas não conseguem compensar automaticamente as diferentes temperaturas de cor. Para conseguirmos cores precisas nas fotos, é necessário calibrar a câmera de acordo com o tipo de luz ambiente. Essa calibração é feita através do balanço de branco (WB - White Balance).

Temperatura de cor

A temperatura de cor é medida em unidades de Kelvin (K) e é uma propriedade física da luz. As diferentes variações da luz solar também representam diferentes temperaturas de cor. A luz ao amanhecer tem uma temperatura de cor diferente da luz do meio-dia, assim como a luz do entardecer, que também apresenta uma temperatura de cor diferente.

Balanço de branco na câmera

Na câmera, o balanço de branco equilibra a temperatura de cor na imagem. Através do balanço de branco selecionado na configuração da câmera, ela irá adicionar uma cor oposta à imagem, neutralizando a interferência da fonte de luz.

Balanço de branco automático (AWB)

As câmeras possuem uma opção de balanço de branco automatizado. Nesse modo, a câmera irá escolher um de seus presets (predefinições), com base na leitura da luz ambiente.

Em algumas situações o ajuste automático costuma errar, então devemos agir de forma manual.

Usando as predefinições

A maioria das câmeras utilizam ícones que representam as diversas medidas em Kelvin:

Automático - A câmera determina o melhor valor de acordo com a luz ambiente.

Luz do dia - Utilizado para fotografia ao ar livre.

Sombra (casa com uma sombra) - Mais quente do que nublado, adicionando cores laranja para a fotografia. Também pode ser usado para pôr-do-sol.

Nublado - Usado em dias nublados. Produz imagens mais quentes, eliminando o azul excessivo próprio dos dias nublados.

Tungstênio - Para fotos sob lâmpadas de tungstênio em ambientes internos. Elimina o excesso de amarelo causado por essas lâmpadas.

Fluorescente - Deve ser ajustado para fotos em ambientes iluminados por esse tipo de lâmpada. Diminui a tonalidade azulada causada por esse tipo de lâmpada.

Flash - Usado para a utilização de flash.

Personalizado ou modo manual - O balanço de branco é obtido apontando-se a câmera para um objeto branco contido na cena. Cada câmera possui seu próprio método. Consulte o manual.

K (Temperatura de cor) - Algumas câmeras permitem alterar manualmente o valor Kelvin de 2.500 até 10.000.

Outras maneiras de usar o balanço de branco

Podemos resfriar ou aquecer propositadamente as cores da imagem utilizando um balanço de branco errado. Exemplo: fotografar o por de sol com um balanço mais frio, como nublado, sombra ou um valor elevado de K, irá destacar os tons vermelhos e alaranjados da foto.

RAW

Fotografando em RAW (formato bruto), podemos ajustar o balanço de branco na edição.

Fotografias e ilustrações: Eduardo Bernardes Parte do material áudio visual do curso básico de fotografia.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • 500px-614x460
  • Blogger Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Basic Black
Camera_minha07.jpg
bottom of page