top of page

A tão falada Regra dos Terços


A Regra dos Terços é um dos princípios fundamentais de composição na fotografia. É uma maneira simples para deixarmos a foto com uma composição mais agradável e equilibrada, com os elementos importantes fora do centro da imagem. O objeto principal da fotografia NÂO precisa estar no centro, mas sim em uma posição mais forte visualmente.

A Regra dos Terços consiste em traçar duas linhas imaginárias horizontais e duas verticais sobre a foto. O cruzamento das linhas irá dividir a imagem em 3 partes horizontais, (terços horizontais), e 3 partes verticais, (terços verticais), totalizando 9 partes iguais.

As linhas servirão como guia para o enquadramento da foto. Vale lembrar que, a maioria das câmeras atuais oferece a opção das linhas da Regra dos Terços. Na tradução para o português este recurso costuma aparecer no menu como "grelha", podendo ser ativado ou não.

Exemplo: se o céu estiver mais interessante do que o solo/mar, posicione-o na linha horizontal inferior.Dessa forma teremos 2/3 da imagem para o céu e 1/3 para o solo. Veja um exemplo na imagem abaixo.

A Regra dos Terços deve ser usada apenas como diretriz, e quando quebrada intencionalmente, o resultado pode ter um forte impacto visual.

Em geral, a Regra dos Terços é um grande ponto de partida para qualquer composição.

Estudos têm demonstrado que ao ver imagens os olhos das pessoas normalmente vão para um dos pontos de intersecção. Isso ocorre devido a padrões cognitivo-comportamentais.

Desde crianças, quando aprendemos a ler, seguimos pelo resto da vida esta mesma ordem de leitura: da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Por isso os 4 cruzamentos são considerados Pontos de Ouro. Os Pontos de Ouro representam as áreas de maior interesse na foto para o observador.

Alguns exemplos nas fotos abaixo.

Na foto acima, os olhos e uma das patas do sagui estão nos Pontos de Ouro. O posicionamento do sagui à esquerda, na foto, mostra para o observador que o animal tem bastante espaço e liberdade.

A estátua está posicionada exatamente no cruzamento de duas linhas. A folhagem no chão também está no terço horizontal inferior.

Fotografias e ilustrações: Eduardo Bernardes Parte do material áudio visual do curso básico de fotografia.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • 500px-614x460
  • Blogger Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Facebook Basic Black
Camera_minha07.jpg
bottom of page